AMBIENTES
DECORAÇÃO DE INTERIORES
PEÇAS ARTÍSTICAS
REMODELAÇÃO
Decoração de Interiores / Casa Atelier MADesign
REVISTA URBANA
INTRO
A escolha do tema para concretizar este projecto de Decoração de Interior teve como ponto de partida uma base muito objectiva e concreta: A minha perspectiva da Vida.
“Sou muito estética por definição e naturalmente a minha casa é uma extensão dessa beleza e do cuidado com os pormenores. Acredito que são os detalhes que nos definem e nos diferenciam dos demais”.
A maioria das peças viajou comigo da minha residência anterior, que era consideravelmente menor, com apenas 160m2. “No entanto, aqui convivem de outra forma, porque têm “espaço de leitura”. Priorizando a funcionalidade e o gosto pelo minimalismo, esses elementos contribuem para manter meu equilíbrio mental. Muitas das peças que compõem a decoração são em segunda mão, Algumas herdadas do antigo escritório (como cadeirões e cadeiras de autor) datados dos anos 50. Outras foram adquiridas em armazéns passando por um processo de restauro. Algumas ainda foram resgatadas da casa dos meus pais, como é o caso do toucador na casa de banho principal.
“Gosto da combinação de elementos contemporâneos com itens de um passado mais distante. É desta combinação que surge um novo equilíbrio estético. Uma nova estética … A minha estética”. É desta forma que vejo os projectos de decoração. Onde o objectivo principal a cumprir é que espelhem sempre a vida de quem lá habita ou partilha espaço e não de quem a decora.
A Casa Atelier MADesign está inserida num edifício construído nos anos 40, originalmente concebida como escritório e só transformada em casa-atelier em 2016. O processo de renovação e remodelação deste espaço envolveu a reconversão das cerca de 11 divisões que antes compunham o antigo escritório. Da mesma forma, a área exterior, um terreno abandonado e negligenciado, também passou pelo mesmo desafio de reabilitação e, hoje em dia, desempenha um papel essencial e privilegiado na área da casa.
Apesar de estar localizada abaixo do nível do solo, numa cave, a sensação de confinamento é totalmente eliminada devido às 17 janelas que inundam o espaço com luz. Todas elas de generosas dimensões. “As caves podem deixar de ser caves quando as pensamos como uma casa diferente, onde a luz pode entrar de várias formas”.
A Casa Atelier MADesign tem um layout amplo com 2 espaços devidamente separados: a ZONA ÍNTIMA, com áreas destinadas a dois quartos, duas casas de banho e um closet: a ZONA OPEN-SPACE, onde se encontram a área de entrada, as salas de estar e de jantar, bem como a cozinha. Todas comunicantes, sem necessidade de qualquer porta, exceção feita para o escritório, o lavabo social e a lavandaria. No piso inferior, ficam os espaços destinados a arrecadação, ginásio, casa de banho e casa de máquinas, com acesso direto a um recatado pátio/jardim com 100m2. No total, a casa soma 450m2.
Projecto de Decoração de Interiores, autoria de Marta Antão Design.
Projecto de Arquitectura de Interiores, autoria do Arq. Carlos Mota com a colaboração de Marta Antão Design.
créditos: Ana Paula Carvalho (fotografia)